Brincando com a Física: Como construir uma Escavadeira

Durante o segundo período do curso de Engenharia Civil da EMGE, estudamos as Leis de Newton e os sistemas de vantagens mecânicas na disciplina de Física I. Com maestria, o Prof. Sérgio Vieira fez de suas aulas uma prazerosa brincadeira com os alunos da turma.

Para demonstrar e aplicar o conhecimento adquirido com a matéria, o Prof. Sergio pediu aos alunos que, em grupos, escolhessem algum modelo de vantagem mecânica para ser construído e apresentado em sala.

O grupo formado pelos alunos Antônio Cosso, Jesllyan Amorim, Luana Gabriela e por mim (Douglas Brandão) decidiu fazer o trabalho usando pistão hidráulico. A partir dessa ideia, procuramos um modo simples de executar o trabalho: construir uma escavadeira hidráulica de brinquedo. Com esse projeto vimos que a Física está presente até nos mais simples brinquedos que podemos construir com as próprias mãos e com materiais muito acessíveis.

A ideia do trabalho era mostrar como o pistão hidráulico ajuda na realização de movimentos, como no braço da escavadeira. O chamado Princípio de Pascal explica porque quando se aplica uma pressão em um líquido em equilíbrio, a força é transmitida igualmente a todos os pontos dos líquidos.

O nosso projeto acabou sendo diferente dos demais realizados pela turma CIVI2NB. Mesmo sendo um brinquedo construído em madeira e com funcionamento a partir de seringas, mangueiras de aquário e água, foi possível mostrar como a Física atua até nas coisas mais simples feitas pelo homem.

Esse trabalho foi feito a partir do vídeo do Manual do Mundo e apresentado na EMGE – Escola de Engenharia

Veja galeria de fotos do Escavadeira de controle à distância, construída pelo grupo:

Douglas Célio Brandão, estudante de Engenharia Civil da EMGE