Física – Aprendizagem garantida na prática

Aula de Física estimula protagonismo e interesse dos futuros engenheiros

Um dos tópicos estudados durante a disciplina de Física I é Leis de Newton e, dentro dele, sistemas de vantagens mecânica (polias móveis e planos inclinados).

Foi então que o Prof. Sérgio Vieira da EMGE teve uma brilhante ideia:

“Resolvi pedir aos alunos para construir um sistema de vantagem mecânica e explicá-lo. O sistema podia ser um dos vistos em sala ou qualquer outro, como por exemplo, alavancas ou sistemas hidráulicos. Pedi que dessem prioridade a sistemas usados na antiguidade (construção de castelos medievais ou pirâmides). ”

Na visão do estudante Gilberto Mendes

Um dos grandes desafios do estudante de Engenharia é estudar Física, mas as dificuldades desaparecem quando o trabalho parte da teoria para a prática. A turma CIVI2NC de Engenharia Civil – da Escola de Engenharia de Minas Gerais – EMGE teve a oportunidade de vivenciar essa prática durante as aulas de Física I do Prof. Sérgio Vieira.

O trabalho prático e em equipe tem inúmeras vantagens. A partir dessa experiência, constatamos que:

Para um problema, existem várias soluções;

– A aprendizagem durante um trabalho em equipe é garantida;

– Existem habilidades específicas para tarefas específicas;

– Um grupo unido jamais será vencido;

– O trabalho em equipe propicia um melhor ambiente de trabalho.

Todos nós podemos aprender com as habilidades e capacidades dos outros. Mas, quando se trabalha em equipe, esse processo se torna bem mais efetivo. Dentro de um grupo, quando existe algum integrante que se comunica melhor, por exemplo, todos os que possuem dificuldades em se expressar aprendem a melhor maneira de executar esta ação. E, assim, é possível garantir não somente o aperfeiçoamento dos resultados de um trabalho, mas também a melhoria e o aprendizado de todos os integrantes presentes naquela ação.

Por isso, não se esqueça de sempre incentivar a sua equipe e de mostrar para todos as habilidades e capacidades de cada um.

QUER SABER O PORQUÊ DE ESTUDAR FÍSICA? Confira artigo do Professor Sérgio sobre a Física e a Engenharia: http://domtotal.com/noticia/1209359/2017/11/a-fisica-e-a-engenharia/

Algumas fotos do trabalho apresentado pelo grupo: